O projecto Gripenet procurou criar e testar um sistema de vigilância epidemiológica inovador que envolvesse activamente a sociedade portuguesa. Este primeiro estudo foi dedicado à monitorização da epidemia de gripe (causada por influenza) em 2005-2006, mas o seu âmbito poderá ser futuramente alargado a outros problemas de saúde pública. O sistema tem como base o website – www.gripenet.pt – especialmente criado com duas funções:
Depois de se registarem no site, os participantes receberam semanalmente uma newsletter com curiosidades e notícias sobre a gripe e foram convidados a preencher, em alguns segundos, um pequeno questionário sobre os sintomas gripais (ou ausência deles) da semana anterior. A recolha de dados teve por objectivo monitorizar, em tempo real, a evolução da epidemia no Inverno passado em Portugal
Desta forma, qualquer cidadão pôde contribuir com informação pertinente para o desenvolvimento de modelos epidemiológicos sobre a gripe em Portugal. Esta informação é susceptível de complementar aquela que é obtida pelos métodos de vigilância convencionais actualmente a cargo do Centro Nacional da Gripe (CNG) e do Observatório Nacional de Saúde (ONSA), possibilitando uma detecção mais precoce de eventuais anomalias, e uma captação de pessoas que recuperam sem recorrer aos serviços de saúde. Os dados foram analisados por investigadores do IGC e toda a informação daí proveniente foi disponibilizada à Direcção-Geral da Saúde (DGS). Este trabalho foi acompanhado pelo desenvolvimento de modelos matemáticos e plataformas computacionais com capacidade para simular a propagação da gripe em Portugal e avaliar cenários de intervenção. Informação geográfica e demográfica foi igualmente incluída com vários níveis de detalhe.
A Holanda foi o país que em 2003 viu nascer este sistema, tendo contado desde o ínicio com a adesão de cerca de trinta mil pessoas. O site que suporta o projecto holandês designa-se http://www.degrotegriepmeting.nl/. O sucesso do caso holandês motivou os investigadores portugueses a encetar uma colaboração com a restante equipa holandesa, que veio a revelar-se frutífera, nomeadamente com a intervenção directa e pessoal do astrónomo e comunicador de ciência Carl Koppeschaar , dinamizador do projecto naquele país.
Artigo Relacionado
Gripenet: an internet-based system to monitor influenza-like illness uniformly across Europe
. ShopWiki - The shopping w...
. Erros de Photoshop na FHM...
. Destinia - Hotéis em Alic...
. Faz dinheiro com o Look d...
. Monster
. Live TV
. "Soft dance ou "dança do ...
. Como entrar em qualquer d...
. Qual a diferença entre o ...
. Porque é que ele foi mais...
. O Cristiano Ronaldo deita...
. Mulher Explicada por Enge...
. Sites .edu e .gov a linka...
. Sexta-Feira - Feriado - P...
. Tenho a impressão de que ...
. "Nike", "Connecting Peopl...
. Chelsea Johnson e o brrrr...
. Faz pesquisas e ganha din...
. Panorama de Marte. Nunca ...
. Será que cai? e se cair c...
. Será que assim já anda? h...
. As patentes mais ridícula...
. hmmm. Opinem, que acham d...
. Á velocidade de 5 euros p...
. Testa a Velociadade da tu...
. amigos
. amizade
. amor
. blog
. blogs
. eu
. fotos
. humor
. portugal
. rir
. sapo
. sexo
. vida
. vídeos