Quinta-feira, 19 de Julho de 2007

"Nem Contigo...Nem Sem Ti!": Encalhada aos 40 anos

Michelle Pfeiffer, após alguns anos afastada do cinema, regressa agora com "Nem Contigo...Nem Sem Ti!" (I Could Never Be Your Woman). Comédia romântica realizada por Amy Heckerling, segue a história da relação entre uma mulher de 40 anos com um homem mais novo. Não se esperem daqui grandes novidades, mas a química entre o par protagonista - composto pela actriz e Paul Rudd - compensa a falta de imaginação do argumento.

Não têm faltado estreias de blockbusters mega-promovidos neste Verão, como de resto é habitual, o que estranhamente não tem chegado com tanta frequência é outro tipo de filmes que possuem também alguma força para levar público às salas, como é o caso das comédias românticas. "Nem Contigo...Nem Sem Ti!" é uma dessas excepções, e traz logo um trunfo ao assinalar o regresso de Michelle Pfeiffer ao grande ecrã, após uma ausência de cinco anos (o último filme em que tinha participado foi o discreto "A Flor do Mal", de Peter Kosminsky).

Esta não se destaca como o único nome forte do elenco, uma vez que o co-protagonista, Paul Rudd, mesmo sem um peso mediático comparável, é uma óptima escolha. Infelizmente, os dois actores e a química que surge entre eles acabam por ser o que de mais memorável o filme deixa, pois a realizadora Amy Heckerling não o conduz da forma mais interessante.

Retrato da relação de uma produtora de televisão de 40 anos com um jovem aspirante a actor, "Nem Contigo...Nem Sem Ti!" não inova nesta premissa mas tenta fazê-lo ao alicerçar-se num argumento que aborda ainda, transversalmente, o relacionamento entre pais e filhos, os dilemas dos bastidores televisivos, a entrada na adolescência, crises de meia idade ou as tentações do estrelato.
Os temas são interessantes, o modo como são trabalhados nem tanto, sobretudo porque Heckerling prefere apostar quase sempre na caricatura em vez de conferir alguma densidade às situações. Não faz muito sentido disparar críticas aos clichés e humor elementar de séries televisivas juvenis quando os gags que o filme apresenta também são, geralmente, mais óbvios do que sofisticados. Óbvios e, por vezes, de mau gosto, como numa cena em que a dupla protagonista ridiculariza as operações plásticas feitas por actrizes e cantoras de forma a que Pfeiffer surja mais beneficiada na fotografia.

Têm sido poucas as comédias românticas capazes de fugir aos lugares-comuns nos últimos anos, e não é "Nem Contigo...Nem Sem Ti!" que vem assim mudar o cenário, uma vez que segue a regra e esquadro a estrutura boy-meets-girl (neste caso, na variante boy-meets-woman) mais tipificada. Por vezes há aqui tentações de irreverência, logo desfeitas por cenas de artificial moralismo, e no final não se percebe se este é um produto que se dirige mais a um público adolescente ou adulto, dada a mistura de registos (o que se calhar nem é de estranhar, vindo de alguém que no currículo inclui a realização de "Olha Quem Fala", "Clueless" ou episódios sa versão americana de "The Office").
O filme funciona, no entanto, enquanto montra em que Paul Rudd demonstra o seu perfeito sentido de timing numa interpretação que respira espontaneidade, sendo responsável pelas sequências mais conseguidas. Sem ele, esta seria provavelmente uma película mortiça e em piloto automático, ainda que Pfeiffer não tenha perdido o charme e sirva uma interpretação competente. Há mais bons actores por aqui, como Steve Pemberton ou Mackenzie Crook, entre outras caras conhecidas da britcom, não têm é grande coisa para fazer e o seu talento é assim desperdiçado. Dispensavel era a presença de Tracey Ullman na pele de Mãe Natureza, amiga imaginária da protagonista, num papel sem graça nem relevância.

No geral, "Nem Contigo...Nem Sem Ti!" não é melhor nem pior do que tantos outros chick flicks feitos em linha de montagem. Tem algumas boas sequências de humor, muita previsibilidade, um par romântico que funciona e uma banda-sonora curiosa, que é quase um best of dos Cure interrompido pela canção que lhe inspirou o título (na versão original): "Your Woman", que fez dos White Town one hit-wonders há dez anos. Ou seja, à falta de melhores alternativas dentro do género esta servirá, mas deixa um sabor tão fugaz como o de um amor de Verão.

Ficha do filme

Gonçalo Sá @

publicado por mh às 11:06
link do post | comentar | favorito
|

Google

.mais sobre mim

.Agosto 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
15
16
17
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Agressivo?

. Video Party!!!!

. Ai os chinelos

. ShopWiki - The shopping w...

. É gigante, sem dúvida

. Perdidos e Achados Online

. Japonesinha....

. Erros de Photoshop na FHM...

. New product/treatment

. Destinia - Hotéis em Alic...

. Da "keka" ao Galão

. Faz dinheiro com o Look d...

. Só disponível na Índia

. Monster

. ai o Emplastro...

. Hoteis em Gandía

. Live TV

. Nu e a empurrar o carro

. "Soft dance ou "dança do ...

. "aCORRENTados"

. Easy Payday Loan

. Xray Technician School

. Fashion Schools Finder

. Cooking School

. Como entrar em qualquer d...

. Bloggerwave

. Qual a diferença entre o ...

. Porque é que ele foi mais...

. O Cristiano Ronaldo deita...

. Mulher Explicada por Enge...

. Sites .edu e .gov a linka...

. 3D - Tu já não me amas

. Sexta-Feira - Feriado - P...

. Tenho a impressão de que ...

. Portugal? Lisboa?

. O Milagre Mudasti

. "Nike", "Connecting Peopl...

. Gatas Gostosas

. Mozilla Firefox 3 Beta 4

. Alcochete sem especulação

. Chelsea Johnson e o brrrr...

. Faz pesquisas e ganha din...

. Panorama de Marte. Nunca ...

. Será que cai? e se cair c...

. Será que assim já anda? h...

. As patentes mais ridícula...

. hmmm. Opinem, que acham d...

. Á velocidade de 5 euros p...

. Testa a Velociadade da tu...

. As leis de Murphy

.tags

. actualidade

. amigos

. amizade

. amor

. blog

. blogs

. curiosidades

. eu

. fotos

. google

. humor

. interessante

. novidades

. portugal

. rir

. sapo

. sexo

. sociedade

. vida

. vídeos

. todas as tags

.arquivos

. Agosto 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

.links

.pesquisar

 

.SatCounter

Carolina
badge
Carolina
blogs SAPO

.subscrever feeds