Quarta-feira, 11 de Julho de 2007

Humor á séria!!!!!!!hum

Humor do latim humore é uma forma de entretenimento e de comunicação humana, para fazer com que as pessoas riam e se sintam felizes. As origens da palavra "humor" assentam-se na medicina humoral dos antigos Gregos, que é uma mistura de fluídos, ou humores, controlados pela saúde e emoção humanos.

Na indústria do entretenimento, dá-se o nome de humorista aos profissionais do humor, qualquer que seja o meio de comunicação em que este actua. A televisão (Herman José, Jô Soares, Chespirito, Reporter Vesgo - Rodrigo Scarpa...), o teatro e o cinema (Charles Chaplin, Buster Keaton, Jim Carrey...) têm um lugar privilegiado, mas também os livros (José Vilhena, em Portugal), revistas e jornais podem ser um terreno fértil para a arte de fazer rir.

O humor pode ser a chave para a compreensão de culturas, religiões, costumes, enfim para toda sociedade no sentido mais amplo. Sendo um elemento vital para a condição humana, o humor disseca a vida e as maneiras da sociedade humana através dos séculos. O riso se transforma através do tempo assim como os costumes e as correntes de pensamento. De época para época, os pensamentos se assemelham ou se diferem, e o humor acompanha essa tendência.

Hehe ..... ganda seca....

Apesar de o humor ser largamente estudado, teorizado e discutido por filósofos e outros, permanece extraordinariamente difícil de definir, quer na sua vertente psicológica quer na sua expressão, como forma de arte e de pensamento. Na verdade, o que é que o distingue de tantos outros aspectos do cómico, como a ironia ou a sátira?

A ironia é uma simulação subtil de dizer uma coisa por outra. A ironia não pretende ser aceite, mas compreendida e interpretada. Para Sócrates, a ironia é uma espécie de docta ignorantia, ou seja, ignorância fingida que questiona sabendo a resposta e orientando-a para o que quer que esta seja. Em Aristóteles e S. Tomás de Aquino, a ironia não passa de uma forma de obtenção de benevolência alheia pelo fingimento de falta de méritos próprios. A partir de Kant, assentando na ideia idealista, a ironia passa a ser considerada alguma coisa aparente, que como tal se impõe ao homem vulgar ou distraído.

Corrosiva e implacável, a sátira é utilizada por aqueles que demonstram a sua capacidade de indignação, de forma divertida, para fulminar abusos, castigar, rindo, os costumes, denunciar determinados defeitos, melhorar situações aberrantes, vingar injustiças… Umas vezes é brutal, outras mais subtil.

O humor é determinado essencialmente pela personalidade de quem ri. Por isso, pode-se pensar que o humor não ultrapassa o campo do jogo ou os limites imediatos da sanção moral ou social, mas este pode subir mais alto e atingir os domínios da compreensão filosófica, logo que o emissor penetre em regiões mais profundas, no que há de íntimo na natureza humana, no mistério do psíquico, na complexidade da consciência, no significado espiritual do mundo que o rodeia. Pode-se, assim, concluir que o humor é a mais subjectiva categoria do cómico e a mais individual, pela coragem e elevação que pressupõe. Logo, o que o distingue das restantes formas do cómico é a sua independência em relação à dialéctica e a ausência de qualquer função social. Trata-se, portanto, de uma categoria intrinsecamente enraizada na personalidade, fazendo parte dela e definindo-a até. É por isso que se diz “Há tantos humores como humoristas.”.

Hoje em dia, o humor (talvez mais a ironia e a sátira) é muito estimado e respeitado, o que se pode verificar pela sua utilização constante na televisão, tanto em publicidade, como em vários programas televisivos. No entanto, não é só pelo prazer que este nos dá, que o humor é apreciado, é também pela sua capacidade de transformar a seriedade da vida em algo que nos é mais fácil aceitar.

“Ludus est necessarius ad conversationem humanae vitae.” – “O humor é necessário para a vida humana.” (S. Tomás de Aquino) Através desta afirmação, infiro que, da mesma maneira que o sono está para o repouso corporal, também o humor está para o repouso da alma. Penso que esta analogia entre o sono e o humor é bastante explícita, no que diz respeito à importância do humor na vida do Homem. É por isto, que o humor é considerado, por S. Tomás de Aquino, um bem útil. Mas, assim como este, também penso que se deve usar o humor constantemente na nossa vida, tendo em atenção que este necessita de um controlo, tanto ao nível do conteúdo, que deve ser moralmente correcto, como ao nível do momento, lugar e pessoas envolvidas.

No entanto, S. Tomás de Aquino considera ainda que o humor pode ser um vício por excesso, ou seja, por falta de controlo e medianiedade no uso deste. Aqueles que exageram no brincar tornam-se inoportunos, por quererem fazer rir constantemente, ao invés tentarem não dizer algo imoral e mesmo agressivo para com aqueles a quem a “brincadeira” é dirigida. O humor pode também ser um vício por ausência deste. Aqueles que carecem de humor, irritam-se com os que o usam e tornam-se “frios” e distantes, não deixando a sua alma repousar pelo uso do humor. Como no meio é que está a virtude, aqueles que usam convenientemente o humor, têm a capacidade de converter as coisas que se dizem ou fazem em riso.

NOTA:

APROVADO - Sabe dar kekas ( perdão...SECAS)

publicado por mh às 12:56
link do post | comentar | favorito
|

Google

.mais sobre mim

.Agosto 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
15
16
17
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Agressivo?

. Video Party!!!!

. Ai os chinelos

. ShopWiki - The shopping w...

. É gigante, sem dúvida

. Perdidos e Achados Online

. Japonesinha....

. Erros de Photoshop na FHM...

. New product/treatment

. Destinia - Hotéis em Alic...

. Da "keka" ao Galão

. Faz dinheiro com o Look d...

. Só disponível na Índia

. Monster

. ai o Emplastro...

. Hoteis em Gandía

. Live TV

. Nu e a empurrar o carro

. "Soft dance ou "dança do ...

. "aCORRENTados"

. Easy Payday Loan

. Xray Technician School

. Fashion Schools Finder

. Cooking School

. Como entrar em qualquer d...

. Bloggerwave

. Qual a diferença entre o ...

. Porque é que ele foi mais...

. O Cristiano Ronaldo deita...

. Mulher Explicada por Enge...

. Sites .edu e .gov a linka...

. 3D - Tu já não me amas

. Sexta-Feira - Feriado - P...

. Tenho a impressão de que ...

. Portugal? Lisboa?

. O Milagre Mudasti

. "Nike", "Connecting Peopl...

. Gatas Gostosas

. Mozilla Firefox 3 Beta 4

. Alcochete sem especulação

. Chelsea Johnson e o brrrr...

. Faz pesquisas e ganha din...

. Panorama de Marte. Nunca ...

. Será que cai? e se cair c...

. Será que assim já anda? h...

. As patentes mais ridícula...

. hmmm. Opinem, que acham d...

. Á velocidade de 5 euros p...

. Testa a Velociadade da tu...

. As leis de Murphy

.tags

. actualidade

. amigos

. amizade

. amor

. blog

. blogs

. curiosidades

. eu

. fotos

. google

. humor

. interessante

. novidades

. portugal

. rir

. sapo

. sexo

. sociedade

. vida

. vídeos

. todas as tags

.arquivos

. Agosto 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

.links

.pesquisar

 

.SatCounter

Carolina
badge
Carolina
blogs SAPO

.subscrever feeds